Bomba

CPX

Vazões até 1.400 m³/h
Alturas até 250 m
Pressões até 25 bar
Temperaturas de -80°C até 350°C

      Oferecendo uma hidráulica excelente, as bombas químicas da linha CPX foram projetadas para aplicações em que são necessários alto desempenho, eficiência superior e baixo NPSH. De acordo com os padrões dimensionais e técnicos ISO 2858 e os critérios de projeto de ISO 5199, as bombas centrifugas quimicas CPX são encontradas sempre que a confiabilidade em serviços pesados for uma necessidade.

      As bombas quimicas CPX são o resultado de extensas pesquisas, e seu projeto, apoiado na tecnologia CAE, cumpre com os requisitos das mais recentes normas internacionais para bombas da sua classe, utilizando tecnologias do estado da arte no seu projeto hidráulico, na fundição e na fabricação, resultando numa bomba que oferece:

• Maior confiabilidade
• Custos operacionais inferiores
• Custos de manutenção e paradas reduzidos
• Alta Qualidade

- As bombas centrifugas quimicas da linha CPXpossuem 41 tamanhos, o que permite uma seleção de elevada eficiência para cada aplicação em particular.

- APLICAÇÕES
Transferência de ácidos, processos químicos e petroquímicos, produtos farmacêuticos, polímeros, indústrias de processamento em geral, processamento de alimentos, bebidas, açúcar, álcool, etanol, plásticos, borrachas sintéticas, adesivos, fertilizantes, tintas, vernizes, corantes, pigmentos.

- MONTAGEM
"Back pull out", que permite a remoção do conjunto girante sem necessidade de desconexão do sistema ou do motor, simplificando assim a rotina de manutenção.

- CARCAÇA
Projetada para serviço pesado, com pés integrais e flanges de sucção e descarga com múltiplas nervuras, tendo assim maior resistência a esforços na tubulação. A espessura já prevê um desgaste por corrosão em torno de 3 mm, o que aumenta sua vida útil. As superfícies são polidas para que haja uma melhor dissipação de calor.Os flanges possuem conexões para manômetros.

- ROTOR
Semi-aberto, em aço inoxidável duplex, fundido em processo de cera perdida, para performance de alta eficiência com baixo custo de operação e longa vida útil. As palhetas são retorcidas para fornecer alta eficiência com baixo NPSH. Possui "backvanes" que promovem um balanceamento de esforços axiais, o que aumenta a vida do selo mecânico e do mancal , reduzindo custos de manutenção e paradas. O rotor é fixado ao eixo através de rosca.

- AJUSTE DO ROTOR
É feito por meio de parafusos de maneira bem simples. Permite a regulagem de folgas de operação, para otimizar a confiabilidade e a performance quando há sólidos em suspensão no líquido bombeado.

- EIXO
Sólido, com alta resistência à flexão, assegurando uma deflexão menor que 0,05 mm na face do selo e baixa relação L3/D4, para prolongar a vida útil do selo mecânico.

- CAIXA DE SELAGEM
Possui projeto cônico com ângulo de 45°, com nervuras para impedir a formação de vortex, assegurando o melhor ambiente para longa vida dos selos mecânicos. Por outro lado, permite o uso de vários tipos de selo mecânico.

- CAIXA DO MANCAL
Em peça única de ferro fundido nodular, projetada para ser forte, segura e possuir máxima concentricidade com o conjunto girante.

- PÉ TRASEIRO
Em ferro fundido nodular, minimizando os efeitos devidos a esforços das tubulações na bomba, para prolongar a vida útil do selo mecânico e do mancal, reduzindo os custos de manutenção.

- PLUG DE DRENAGEM
É magnético e promove a remoção de partículas metálicas em suspensão no óleo lubrificante, reduzindo o desgaste dos mancais. Atrai as partículas por magnetismo e é rosqueado na carcaça.

- MANCAIS
Os rolamentos radial e de escora foram selecionados para serviço pesado com longa vida útil. O mancal de escora é seguro por uma porca de auto-travamento para maior confiança e redução do número de componentes.

- RESPIRO
Possui um filtro fino para evitar a contaminação do lubrificante. Permite uma melhor equalização de pressão no interior da caixa de mancal, reduzindo a chance de contaminação do lubrificante pelo líquido bombeado.

- VISOR DE VIDRO
Permite uma melhor visualização do estado real e do nível do óleo lubrificante no interior da caixa de mancal.

- INTERFACES
As interfaces da carcaça com a caixa de selagem e do mancal são projetadas para uma selagem segura, para promover uma mínima transferência de calor e permitir uma boa concentricidade.

- OPÇÕES DE MATERIAIS

Ferro nodular
Aço ao carbono
Aço inoxidável 304, 304L
Aço inoxidável 316, 316L
Aço inoxidável duplex
Liga 20
Chlorimet 3 (Liga C-276)
Chlorimet 2 (Liga B-2)
Titânio
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Botafogo - RJ
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