Bombas

QL

Vazões de 100 m³/h até 25.000 m³/h
Pressões até 300 m

      Bomba vertical de dupla sucção para poço úmido, de um único estágio e dupla voluta. Constituída basicamente de três elementos: corpo de bomba, coluna de descarga e cabeçote de descarga.

- A linha de bombas centrífugas verticais QL possui uma longa lista de vantagens para aplicações em processo, saneamento básico e serviços industriais.

- CORPO DE BOMBA
O corpo de bomba é composto de sino de sucção (superior e inferior), rotor, eixo da bomba e carcaça. O sino de sucção orienta o fluido para a entrada do rotor à carcaça de dupla voluta que converte em pressão a velocidade imprimida ao líquido, conduzindo-o, através do corpo de descarga, à coluna.

- ROTOR
Do tipo fechado de dupla sucção, centrífugo, enchavetado ao eixo.

- COLUNA DE DESCARGA
A bomba QL foi projetada tanto para utilização com coluna fechada (mancais da coluna isolados do líquido bombeado por um tubo protetor e lubrificados por óleo ou outro líquido de fonte externa), quanto para utilização de coluna aberta lubrificada pelo próprio líquido bombeado, quando este é limpo, isento de impurezas.

- CABEÇOTE DE DESCARGA
Fundido ou de aço estrutural soldado, de construção bastante resistente para suportar o acionador e a bomba nas fundações. É disponível tanto para instalações com descarga acima do solo, como subterrânea.

- MANCAIS
A construção de simples estágio elimina o mancal individual de cada estágio utilizado nas bombas verticais tipo turbina, possuindo apenas dois mancais que estão localizados imediatamente acima e abaixo do rotor. Esse pequeno espaço minimiza a carga radial imposta pelo elemento rotativo. O mancal de escora pode ser fornecido na bomba ou no acionador.

- LUBRIFICAÇÃO
Pode ser feita por óleo ou através de água limpa de fonte externa para as construções com coluna fechada. Neste caso o mancal inferior é lubrificado através de um tubo proveniente do cabeçote. Nas construções abertas, a lubrificação é feita pelo próprio líquido bombeado.

+ Solicite seu orçamento aqui

sede


Botafogo - RJ
Rua General Polidoro, 85
21 2543 9000 / 2542 1313

filial


Barra da Tijuca - RJ
Av. Olegário Maciel, 214 Lj. 5
21 2493 7433 / 2493 9703